Sociedade dos excessos X SPA – IPS

Sociedade dos excessos X SPA

Sociedade dos excessos X SPA (SÍNDROME DO PENSAMENTO ACELERADO)

Vivemos no momento em uma sociedade de excessos. Nunca a mente das pessoas foi tão estressada, agitada e "violentada". Na nossa sociedade tudo acontece em um ritmo rápido e ansioso. A modernidade alterou o ritmo de construção dos pensamentos e isso gerou sérias consequências para nossa saúde mental. Nós adoecemos coletivamente. Este transtorno é algo novo. Ele ainda nem consta nos manuais de psiquiatria de transtornos mentais que usamos atualmente (CID 10 e DSM IV). É uma síndrome que estudos científicos mostram estar  vinculada a um quadro de transtorno de ansiedade generalizado (TAG) e a síndrome do pânico. Assim, independente de idade, sexo, etnia ou quadro sócio econômico as principais causas seriam:
-Ritmo alucinado dos grandes centros urbanos;
– Excesso de estimulação (uso de celular, redes sociais, rapidez de informação);
– Excesso de brinquedos;
– Excesso de atividades;
– Excesso de informação;
– Ansiedade devido à pressão escolar ou profissional.

O excesso de informações que recebemos das mídias e no dia a dia está dificultando a absorção e interiorização das mesmas. E tudo isso interfere no gerenciamento dos pensamentos.

A psicologia pode nos ajudar a desacelerar.
O tratamento consiste em tratar a ansiedade e estresse. Devemos tentar ficar mais no presente. Atualmente ficamos demais no futuro. Na ansiedade estamos sempre temendo um futuro, sempre nos preocupando e pensando na frente.
Uma das abordagens da psicologia de maior eficácia comprovada é a terapia cognitivo-comportamental (TCC). Ela trabalha bastante com a relação entre situação, pensamentos, sentimentos e comportamentos. Todos estes fatores estão relacionados e um influencia o outro. Qualquer mudança que fazemos em algum deles vai automaticamente influenciar nos outros. Contamos ainda com a ajuda de ansiolíticos e antidepressivos .Procure ajuda sempre com um especialista ( psiquiatra, neurologista e psicólogo).

Dra Aline Madeira
Neurologista 
CRM: 11.420